Brasil é o 5º país mais feliz do mundo, aponta pesquisa

Fatores como saúde mental e bem-estar foram apontados como os principais motivadores da felicidade no Brasil



Um estudo realizado pelo instituto Ipsos, divulgado na quarta-feira (19), revelou que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de países mais felizes do mundo, entre 30 nações analisadas. A Índia lidera a lista, com 88% dos entrevistados declarando-se felizes, seguida pela Holanda, com 86%. No fim da tabela, aparecem Turquia (49%) e Hungria (45%), com os menores índices de felicidade.

No Brasil, 79% dos entrevistados afirmaram ser felizes, uma queda de três pontos percentuais em relação ao ano anterior. Apesar da posição elevada no ranking, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais críticos nesse aspecto. “Apesar de ocupar uma posição elevada no ranking de felicidade, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais negativos no quesito qualidade de vida entre os países entrevistados”, destacou a Ipsos.

Fatores como saúde mental e bem-estar foram apontados como os principais motivadores da felicidade no Brasil, enquanto em países como Tailândia e Suécia a situação financeira é considerada mais relevante. Globalmente, ter uma família e se sentir amado são os aspectos que mais contribuem para a felicidade.

A pesquisa também mostrou que, nos últimos 14 anos, 15 dos 20 países que participaram do estudo desde o início registraram queda nos níveis de felicidade. “A Turquia viu o maior declínio na felicidade (-40 p.p.), seguida pela Coreia do Sul (-21 p.p), Canadá (-18 p.p.) e Estados Unidos (-16 p.p.)”, apontou o relatório.

Ranking completo de países mais felizes (Ipsos):

  1. Índia
  2. Holanda
  3. México
  4. Indonésia
  5. Brasil
  6. Tailândia
  7. Nova Zelândia
  8. Colômbia
  9. Malásia
  10. Irlanda
  11. Chile
  12. Argentina
  13. Singapura
  14. Suécia
  15. França
  16. Bélgica
  17. Espanha
  18. Polônia
  19. Austrália
  20. Grã-Bretanha
  21. Estados Unidos
  22. Canadá
  23. África do Sul
  24. Itália
  25. Peru
  26. Alemanha
  27. Japão
  28. Coreia do Sul
  29. Turquia
  30. Hungria

A pesquisa entrevistou cerca de 2.000 pessoas no Japão, 1.000 em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, e 500 em nações como Argentina, Chile e Hungria. Na Índia, a amostra foi de aproximadamente 2.200 indivíduos.

Relatório da ONU: Finlândia lidera, Brasil sobe posições
O levantamento da Ipsos foi divulgado após a publicação do Relatório Mundial da Felicidade da ONU, que avalia 147 países com base em critérios como PIB, suporte social, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade e percepções de corrupção. A Finlândia lidera o ranking pelo oitavo ano consecutivo, enquanto o Brasil subiu oito posições, ocupando agora o 36º lugar. O país é o segundo mais bem colocado na América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).

Os Estados Unidos, por sua vez, atingiram sua pior colocação desde a criação do relatório, em 2012, ficando na 24ª posição. O estudo da ONU é baseado em dados da Gallup World Poll, em parceria com o Oxford Wellbeing Research Centre e a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *