Um estudo realizado pelo instituto Ipsos, divulgado na quarta-feira (19), revelou que o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de países mais felizes do mundo, entre 30 nações analisadas. A Índia lidera a lista, com 88% dos entrevistados declarando-se felizes, seguida pela Holanda, com 86%. No fim da tabela, aparecem Turquia (49%) e Hungria (45%), com os menores índices de felicidade.
No Brasil, 79% dos entrevistados afirmaram ser felizes, uma queda de três pontos percentuais em relação ao ano anterior. Apesar da posição elevada no ranking, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais críticos nesse aspecto. “Apesar de ocupar uma posição elevada no ranking de felicidade, apenas 34% dos brasileiros consideram sua qualidade de vida atual como boa, colocando o país entre os mais negativos no quesito qualidade de vida entre os países entrevistados”, destacou a Ipsos.
Fatores como saúde mental e bem-estar foram apontados como os principais motivadores da felicidade no Brasil, enquanto em países como Tailândia e Suécia a situação financeira é considerada mais relevante. Globalmente, ter uma família e se sentir amado são os aspectos que mais contribuem para a felicidade.
A pesquisa também mostrou que, nos últimos 14 anos, 15 dos 20 países que participaram do estudo desde o início registraram queda nos níveis de felicidade. “A Turquia viu o maior declínio na felicidade (-40 p.p.), seguida pela Coreia do Sul (-21 p.p), Canadá (-18 p.p.) e Estados Unidos (-16 p.p.)”, apontou o relatório.
Ranking completo de países mais felizes (Ipsos):
- Índia
- Holanda
- México
- Indonésia
- Brasil
- Tailândia
- Nova Zelândia
- Colômbia
- Malásia
- Irlanda
- Chile
- Argentina
- Singapura
- Suécia
- França
- Bélgica
- Espanha
- Polônia
- Austrália
- Grã-Bretanha
- Estados Unidos
- Canadá
- África do Sul
- Itália
- Peru
- Alemanha
- Japão
- Coreia do Sul
- Turquia
- Hungria
A pesquisa entrevistou cerca de 2.000 pessoas no Japão, 1.000 em países como Brasil, Estados Unidos, Canadá e Alemanha, e 500 em nações como Argentina, Chile e Hungria. Na Índia, a amostra foi de aproximadamente 2.200 indivíduos.
Relatório da ONU: Finlândia lidera, Brasil sobe posições
O levantamento da Ipsos foi divulgado após a publicação do Relatório Mundial da Felicidade da ONU, que avalia 147 países com base em critérios como PIB, suporte social, expectativa de vida saudável, liberdade, generosidade e percepções de corrupção. A Finlândia lidera o ranking pelo oitavo ano consecutivo, enquanto o Brasil subiu oito posições, ocupando agora o 36º lugar. O país é o segundo mais bem colocado na América do Sul, atrás apenas do Uruguai (29º).
Os Estados Unidos, por sua vez, atingiram sua pior colocação desde a criação do relatório, em 2012, ficando na 24ª posição. O estudo da ONU é baseado em dados da Gallup World Poll, em parceria com o Oxford Wellbeing Research Centre e a Rede de Soluções de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
Deixe um comentário